Flexibilidade curricular e inclusão: será este o caminho?

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 25 horas acreditadas
Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário **
Certificação: CCPFC/ACC - 106961/20

Contents

"A inclusão (5 horas):

Os desafios da escola atual.

A escola inclusiva.

A operacionalização da escola inclusiva.

A flexibilidade curricular e a resposta individual a cada aluno (18 horas):

Características da aprendizagem (medidas universais):

- como aprendemos?

- como adequar e acomodar necessidades dos alunos?

A avaliação:

- reflexão sobre os testes de avaliação escritos.

A intervenção na sala de aula: planificação, materiais, estratégias, atividades e avaliação com base em casos reais que os formandos apresentem em contexto de formação.

Apresentação e avaliação (2 horas):

Apresentação dos trabalhos de grupo, seguida de discussão e partilha de documentos.

Considerações gerais e avaliação da ação.

Avaliação do Curso de formação."


**NOTA: De acordo com o Despacho nº 779/2019 de 19 de janeiro, alínea c, no número 1, do artº 3º, “consideram-se abrangidas na dimensão científica e pedagógica, para os efeitos  previstos no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, as ações de formação que incidam sobre conteúdos (…) relativos à educação inclusiva, com especial enfoque no âmbito do Decreto-Lei nº54/2018, de 6 de julho.” O Despacho nº 2053/2021, de 24 de fevereiro, no número 5 do artigo 3º indica que “as ações de formação realizadas no período compreendido entre 1 de setembro de 2016 e 31 de julho de 2022 (...) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independetemente do disposto no nº 2.”


Next Events

Cambridge Live 2022 | 3-6 October

Free event.
03/10/2022 to 06/10/2022

Improved well-being: A catalyst for the move from ‘self’ to ‘team’ and ‘organization

EAQUALS Webinar Series 2022
11/10/2022 10:00 -11:00
EAQUALS Webinars

Congreso CIEB 2022

Registration is open
21/10/2022 to 23/10/2022

Does technology change the way we think about talk?

IATEFL free montly Webinars | Learning Technologies SIG
22/10/2022 16:00 -17:00

Latest News

The APPI eJournal | Call for contributions

Deadline: October 16
08/09/2022 APPI

Mindful EFL Day

Programme
Recordings
Mindful EFL eNewsletter - September 2022
26/07/2022 APPI

APPI Regional Seminar | Loulé

Escola Secundária de Loulé (Portugal)
Registration is open
Programme
25/07/2022 APPI