Práticas de avaliação alinhadas com o QECR (Ouvir e Falar + Mediação) – FOLLOW-UP

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 30 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220, 320, 330, 340 e 350 *
Certificação: CCPFC/ACC-113750/22

Contents

4 horas:

Apresentação dos/as participantes e formadoras;

Informação sobre os objetivos da ação, conteúdos e metodologia de avaliação;

Distribuição de material;

Realização de Atividades de warming up destinadas a criar ligação entre os vários elementos que compõem o grupo de trabalho.

10 horas:

Familiarização com os descritores das competências e subcompetências do QECR – nomeadamente aqueles que descrevem o Ouvir e o Falar;

Análise de critérios, parâmetros e descritores de avaliação do Ouvir e do Falar dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR;

Análise de testes e exames de Língua Estrangeira à luz do QECR;

As questões de Validade, Fiabilidade, Equidade e Princípios Éticos na elaboração dos testes e exames;

Apresentação de grelhas e outros materiais práticos e teóricos que constituem as bases do trabalho a levar a cabo pelos/as formandos/as. 

5 horas:

Elaboração de materiais, para avaliação das competências de Língua – Ouvir e Falar, com base nas atividades, metodologias e abordagens apresentadas.

3 horas:

Apresentação dos trabalhos realizados.

5 horas: 

Apresentação sumária das alterações introduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas pelo Companion Volume 2020;

A Mediação no contexto das competências do Plurilinguismo e do Pluriculturalismo;

Identificação dos diferentes tipos de Mediação;

A Mediação nos documentos de referência: PASEO e AE;

Exemplos de Mediação na prática letiva no contexto português; 

Partilha de tarefas para os vários níveis de ensino.

3 horas:

Trabalho de grupo – produção de tarefas que visem a avaliação prática da Mediação e apresentação ao grande grupo.

Avaliação da ação de formação. 


Objetivos:

- Familiarizar os/as formandos/as com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino das Línguas (QECR): os níveis de língua e os seus descritores, no que diz respeito às Competências de língua Ouvir e Falar e da Mediação; 

- Reconhecer os descritores utilizados para as várias subcompetências;

- Analisar critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR tentando identificar instrumentos de avaliação das competências em apreço;

- Identificar problemas no desenvolvimento das competências de línguas Ouvir e Falar na sala de aula: problemas decorrentes do ensino das línguas e problemas relacionados com os modos individuais de aprender;

- Analisar os mecanismos de avaliação das competências Ouvir e Falar utilizados pelos/as formandos/as;

- Produzir instrumentos de avaliação das competências Ouvir e Falar de acordo com o QECR;

- Explicitar o conceito de mediação nas línguas;

- Contextualizar a mediação no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas 2020;

- Identificar os diferentes tipos de Mediação;

- Realçar a mediação nos documentos curriculares de referência (PASEO e AE);

- Conhecer modelos de tarefas para os vários níveis de ensino que incluem a mediação;

- Promover a melhoria da qualidade do ensino;

- Promover a partilha de atividades e estratégias, a fim de que a formação construída ao longo da ação estimule hábitos de reflexão conjunta, tendentes a enriquecer as práticas pedagógicas individuais no âmbito em causa.

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).






Next Events

Cambridge Live 2022 | 3-6 October

Free event.
03/10/2022 to 06/10/2022

Improved well-being: A catalyst for the move from ‘self’ to ‘team’ and ‘organization

EAQUALS Webinar Series 2022
11/10/2022 10:00 -11:00
EAQUALS Webinars

Congreso CIEB 2022

Registration is open
21/10/2022 to 23/10/2022

Does technology change the way we think about talk?

IATEFL free montly Webinars | Learning Technologies SIG
22/10/2022 16:00 -17:00

Latest News

The APPI eJournal | Call for contributions

Deadline: October 16
08/09/2022 APPI

Mindful EFL Day

Programme
Recordings
Mindful EFL eNewsletter - September 2022
26/07/2022 APPI

APPI Regional Seminar | Loulé

Escola Secundária de Loulé (Portugal)
Registration is open
Programme
25/07/2022 APPI