Produção oral e escrita na aula de Inglês com Tecnologias Digitais - Oficina de Formação

Trainers

About this Course

Oficina de Formação: 50 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC - 111937/21

Contents

Módulo 1 – Introdução à utilização de tecnologias como recurso educativo em aula

- Fundamentação para a utilização de tecnologias digitais em aula – vantagens e benefícios vs constrangimentos e dificuldades.

- Reflexão colaborativa sobre prós e contras do uso educativo de tecnologias.

- Simulação de sequência de atividades de aprendizagem promotoras do desenvolvimento da produção oral e/ou escrita e da produção de conteúdos digitais.

- Exploração das ferramentas digitais utilizadas na simulação.

- Partilha de experiências entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas

 

Módulo 2 – Exploração de ferramentas digitais

- Apresentação de ferramentas e seu potencial educativo a distância.

- Exploração individual de ferramentas online ou aplicações enquanto ferramentas digitais para utilização com os alunos (por exemplo: Adobe Spark Video, Adobe Spark Page, Adobe Spark Post, entre outras).

- Criação de recursos/atividades exemplificativas.

- Partilha online entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas.

 

Módulo 3 – Avaliação das aprendizagens

- Apresentação de instrumentos de avaliação das aprendizagens e ferramentas digitais de suporte à sua criação.

- Exploração individual de ferramentas digitais de suporte à avaliação (por exemplo: Socrative, Showbie, Rubistar, entre outras).

- Criação de recursos/atividades exemplificativas.

- Partilha online entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas.

 

Módulo 4 – Planificação de atividades

- Apresentação e discussão de planos para tarefa final.

- Planificação e implementação de atividades.

- Esclarecimento de dúvidas.

- Partilha de atividades e experiências.

- Reflexão sobre as aprendizagens ao longo das sessões.


Objetivos:

Desenvolver a Competência Digital dos docentes.

Desenvolver competências de pesquisa de novas ferramentas digitais e sua utilidade para a aprendizagem de línguas.

Compreender a utilidade do recurso a tecnologias digitais na aprendizagem de línguas.

Conhecer ferramentas digitais para a aprendizagem de línguas e desenvolver competências na sua utilização.

Planificar atividades com recurso a ferramentas digitais para a promoção da competência comunicativa, particularmente da produção oral e da produção escrita.

Promover a criação e partilha de conteúdos digitais por parte dos alunos.

Definir instrumentos e estratégias de avaliação das aprendizagens diversificados.


* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).




Next Events

Cambridge Live 2022 | 3-6 October

Free event.
03/10/2022 to 06/10/2022

Improved well-being: A catalyst for the move from ‘self’ to ‘team’ and ‘organization

EAQUALS Webinar Series 2022
11/10/2022 10:00 -11:00
EAQUALS Webinars

Congreso CIEB 2022

Registration is open
21/10/2022 to 23/10/2022

Does technology change the way we think about talk?

IATEFL free montly Webinars | Learning Technologies SIG
22/10/2022 16:00 -17:00

Latest News

The APPI eJournal | Call for contributions

Deadline: October 16
08/09/2022 APPI

Mindful EFL Day

Programme
Recordings
Mindful EFL eNewsletter - September 2022
26/07/2022 APPI

APPI Regional Seminar | Loulé

Escola Secundária de Loulé (Portugal)
Registration is open
Programme
25/07/2022 APPI