Produção oral e escrita na aula de Inglês com Tecnologias Digitais - Oficina de Formação

Trainers

About this Course

Oficina de Formação: 50 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC - 111937/21

Contents

Módulo 1 – Introdução à utilização de tecnologias como recurso educativo em aula

- Fundamentação para a utilização de tecnologias digitais em aula – vantagens e benefícios vs constrangimentos e dificuldades.

- Reflexão colaborativa sobre prós e contras do uso educativo de tecnologias.

- Simulação de sequência de atividades de aprendizagem promotoras do desenvolvimento da produção oral e/ou escrita e da produção de conteúdos digitais.

- Exploração das ferramentas digitais utilizadas na simulação.

- Partilha de experiências entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas

 

Módulo 2 – Exploração de ferramentas digitais

- Apresentação de ferramentas e seu potencial educativo a distância.

- Exploração individual de ferramentas online ou aplicações enquanto ferramentas digitais para utilização com os alunos (por exemplo: Adobe Spark Video, Adobe Spark Page, Adobe Spark Post, entre outras).

- Criação de recursos/atividades exemplificativas.

- Partilha online entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas.

 

Módulo 3 – Avaliação das aprendizagens

- Apresentação de instrumentos de avaliação das aprendizagens e ferramentas digitais de suporte à sua criação.

- Exploração individual de ferramentas digitais de suporte à avaliação (por exemplo: Socrative, Showbie, Rubistar, entre outras).

- Criação de recursos/atividades exemplificativas.

- Partilha online entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas.

 

Módulo 4 – Planificação de atividades

- Apresentação e discussão de planos para tarefa final.

- Planificação e implementação de atividades.

- Esclarecimento de dúvidas.

- Partilha de atividades e experiências.

- Reflexão sobre as aprendizagens ao longo das sessões.


Objetivos:

Desenvolver a Competência Digital dos docentes.

Desenvolver competências de pesquisa de novas ferramentas digitais e sua utilidade para a aprendizagem de línguas.

Compreender a utilidade do recurso a tecnologias digitais na aprendizagem de línguas.

Conhecer ferramentas digitais para a aprendizagem de línguas e desenvolver competências na sua utilização.

Planificar atividades com recurso a ferramentas digitais para a promoção da competência comunicativa, particularmente da produção oral e da produção escrita.

Promover a criação e partilha de conteúdos digitais por parte dos alunos.

Definir instrumentos e estratégias de avaliação das aprendizagens diversificados.


* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).




Next Events

Developing the LanguageCert Test of English (LTE): The challenges of developing a computer-adaptive test (CAT)

21/09/2021 14:00 -15:00
EAQUALS Webinars

'Starting Over' APPI Online SEMINAR

'Ação de Formação de Curta Duração - 4h30m'
Registrations Open!
25/09/2021 09:00 -16:30
APPI Zoom Platform

20º Dia Europeu das Línguas | 26 de setembro

Calendário EDL
Videoclip
Concurso
26/09/2021
Web

"Not only a language school….not just language teachers!" | Palmina La Rosa

EAQUALS Webinar
28/09/2021 08:00
Web

Latest News

Starting Over

ONLINE SEMINAR
25th September (8:45-17:00)
Registrations OPEN!
Programme AVAILABLE! - 10th Sept.
06/09/2021 APPI

Exame Nacional 550

Parecer APPI - 1ª fase (julho)
Parecer APPI - 2ª fase (setembro)
14/07/2021 APPI

ELEIÇÕES Órgãos Sociais APPI - Triénio 2021-2024

01-09-2021:
Assembleia Geral de Associados
Listas submetidas às eleições em 25/09/2021
16-09-2021:
Convocatória
09/07/2021 APPI